Incorporando música em apresentação de slides

Para inserir arquivos de som numa apresentação do PowerPoint 2003, de forma que fique nela incorporado, pode-se proceder da seguinte forma, considerando que tipo de arquivo de música a ser utilizado:

OPÇÃO 1: para um arquivo *.wav (som wave), é mais fácil:

1. Menu Apresentações – opção transição de slides:

2. No painel que aparece, opção ‘som‘, mude a caixa de listagem para ‘Outro som…‘ e escolha o arquivo .wav (só aceita esse formato) na caixa de diálogo seguinte (Adicionar Som);

PainelTransicaoSlides

AdicionarSom

 3. Na parte sobre ‘Avançar slide‘ do painel Transição de Slides, escolher ‘ao clicar o mouse‘ e/ou ‘automaticamente após‘ e configurar os segundos, aplicando a todos ou apenas ao slide atual. O som reiniciará a cada mudança do slide, se vc aplicar a todos.

ZoomAvancarSlide

OBSERVAÇÕES:

  • Para não mudar a cada novo slide, APLICAR SÓ NO PRIMEIRO SLIDE que se deseja começar a música.
  • O arquivo de som é copiado para dentro do arquivo de slide, o que AUMENTA O TAMANHO deste arquivo, pode ficar muito grande e, com certeza, não cabe no disquete. A vantagem é que dá menos trabalho de manipular o arquivo, pois tudo fica num só arquivo.

OPÇÃO 2: para qualquer arquivo de som (*.wav; *.mp3, *.mid; *.wma, etc.):

1. Menu Inserir – Filmes e sons – som do arquivo… –> buscar e selecionar o arquivo de som  na caixa de diálogo Inserindo Som.

 InserindoSom

2. Após inserido, aparece uma mensagem perguntando como o arquivo vai ser executado: se automaticamente, ou quando clicar com o mouse.

ExecutarAutomaticamente

3. Um ícone do objeto (arquivo de som) é inserido fica no slide. Pode-se clicar com o botão auxiliar do mouse em cima deste objeto e usar as opções:
3.1. ‘Editar objeto de som‘… – informar se quer repetir o som até parar os slides; definir o volume do som e saber o tempo total e o caminho original do arquivo.

EditarObjSom

3.2. ‘Personalizar animação‘ – nesse caso, aparece o painel de tarefas do lado direito, então, clicar no marcador do objeto de som, com o botão auxiliar, e clicar em ‘opções de efeito‘ – onde se pode configurar melhor em que momento se quer o efeito, neste caso, o início do som: a partir de tantos segundos, a partir de tal slide, tempo de duração (intervalo) e configuração de som (já mencionado anteriormente).

PainelPersonalizarAnimacao -> OpcoesEfeito ->

ExecutarSom-Efeito e/ou ExecutarSom-Intervalo e/ou ExecutarSom-ConfigSom

OBSERVAÇÕES:

  • O arquivo de som não é levado para dentro do slide, assim, o slide continuará com o tamanho pequeno. Para passar pra CD, é necessário gravar o arquivo de som primeiro nesta mídia, e, depois, informar, na criação do objeto de som no slide, que o arquivo está no CD. Depois de salvo o arquivo slide, copia-se para o CD (numa segunda gravação). Esse processo é o mais complicado, mas é o único que trabalha com outros formatos de arquivo som menores, como o formato mp3.
  • Além disso, é necessário saber a letra da unidade do CD que foi originalmente informado, pois, internamente, o objeto procurado para ser executado, no caso, o som, deve provir da mesma letra de unidade, por exemplo, D:. Caso o seja levada esta apresentação para outro computador com letra de unidade diferente, será necessário mudar a letra da unidade (no painel de Controle do Windows, em Ferramentas administrativas – Gerenciamento do computador – Gerenciamento de disco, o que é mais complicado) ou ter que recriar o objeto, informando novamente onde se encontra o arquivo de som desejado).

Carpe diem.

8 comentários sobre “Incorporando música em apresentação de slides

  1. Andre L. Soares disse:

    Fico imaginando o ‘trabalhão’ que dá montar suas postagens, já que, além das boas explicações, você coloca todos os menus, para facilitar o entendimento. Muito bom mesmo. Talvez o melhor blog de dicas que já vi.

  2. Jose Almeida disse:

    Tenho uma Moldura Digital Lacor Milan, e gostaria de fazer carregamento de imagens com fundo musical para o Card.
    Pode me ajudar?
    Cá fico aguardando notícias.
    Almeida

  3. Andrea Rodrigues de Faria disse:

    Álvaro, boa noite!

    Gostaria muito de saber passo a passo como posso inserir música no meu slide de mensagem de modo que fiquem lá.

    Abraços e aguardo notcs,

    Atenciosamente,

    Andrea.

  4. Hemistdan disse:

    Parabéns!!!

    Vc tem o dom de transmitir, além do conhecimento é claro. Seu objetivo é realmente que agente aprenda o que desejamos saber. Vc explica de uma maneira tão fácil, que fica impossível de não se ter satisfação. Coisa rara viu… Geralmente complicam tanto as coisas que é impossível realizá-las.
    Novamente PARABÉNS!!! E muito obrigada por me ajudar.

  5. Eymard Breda disse:

    Meu caro, assim é muito fácil e a própria ajuda do Power Point explica isso, com todas as etapas detalhadas. O problema é incorporar a música à apresentação, como parte do arquivo desta, e ela tocar em outra máquina, sem ter que gravar o arquivo da música em um CD/pen drive ou em uma pasta junto com a apresentação. E isso, nem a ajuda do Power Point e nem você conseguiram explicar ainda… Com midi dá pra fazer, mas o mesmo não ocorre com mp3 ou wma…

  6. Álvaro Caldas disse:

    Meu caro Eymard,

    o que você não entendeu no meu post é que justamente só é possível incorporar de verdade o arquivo de som dentro na apresentação, além de midi, SE ELE FOR NO FORMATO WAVE (Opção 1). Obviamente, como é um arquivo mais pesado, deve-se trabalhar com músicas em baixa resolução, como se observa nestes e-mails que recebemos frequentemente, com anexo uma apresentação com som (a música é em formato WAVE).

    Nos demais casos (arquivos de outros formatos), seguem-se os passos da opção 2!

    Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s