CEFETPI – Assistente Administrativo 2006 – Noções de Informática – Q. 16

16. O Microsoft Windows XP é hoje um dos sistemas operacionais mais populares do mercado. É utilizado como ambiente operacional  para as mais variadas aplicações computacionais, tanto no âmbito doméstico quanto corporativo. Assinale a alternativa INCORRETA com relação a esse sistema operacional.

a. ( ) É disponibilizado nas versões Home Edition e Professional. A versão Professional exige mais poder de processamento e memória, pois é dotada de mais recursos, como por exemplo, a criptografia de arquivos.

b. ( ) O Painel de Controle do Windows XP agrupa itens para diversos fins, dentre eles, itens para configuração de dispositivos, como vídeo, impressora, teclado, mouse; utilitários para configuração de rede, remoção e adição de programas; ferramentas para configuração de níveis de segurança do sistema.

c. ( ) O Windows Explorer exibe a estrutura hierárquica de arquivos, pastas, unidades de disco do computador e locais de rede. Utilizando o Windows Explorer é possível excluir, incluir ou renomear pastas, assim como, copiá-las ou movê-las.

d. ( ) Dentre os utilitários acessórios disponíveis através do Windows XP, estão: o Bloco de Notas (simples editor de texto), a Calculadora (nas versões padrão e científica), o Paint (ferramenta de desenho) e o Front Page (edição de páginas HTML).

e. ( ) O Windows XP gerencia o acesso a arquivos e recursos do computador através de contas para usuários distintos. O usuário da categoria Administrador tem acesso irrestrito às funcionalidades do sistema, inclusive pode criar e alterar senhas de outros usuários.

Gabarito Oficial: letra D.

Comentário:

O Sistema Operacional Windows, em sua versão XP, realmente como foi dito na alternativa a, teve a distribuição em duas subversões, por assim dizer, a saber: a versão Home e a Professional, esta última com mais recursos e, assim, requerendo maior capacidade de processamento do computador no qual será instalada.

Está correta também a afirmação da alternativa b, no que diz respeito ao Painel de Controle, no modo de visualização clássico, que possui várias seções para configuração e personalização do computador, onde se encontra, entre os já citados, Adicionar novo hardware, contas de usuário, sistema, barras de tarefas e menu Iniciar, Opções de Internet, Opções de pasta, etc. No Windows XP, o Painel de Controle pode ser visto no modo categorias, que é inclusive o modo de exibição padrão, divida entre dez categorias.

 PainelControle-Categorias <- por categoria || clássico -> PainelControle-Clássico

A alternativa c também está correta, quando trata do Windows Explorer, um utiliário do Windows para gerenciamento de arquivos e pastas nos meios de armazenamento (disco rígido, disquete, CD, DVD, pen-drive, etc.).

Com o Windows XP, é possível criar contas de usuários (não é uma novidade, pois já tinha na versão anterior, embora não era muito eficaz), sendo que o usuário da categoria Administrador pode, inclusive excluir os outros usuários, menos um usuário oculto chamado Administrador, que só deve ser usado em caso de problemas nas contas de usuários normais.

Entretanto, a letra d tem uma pequena “casca de banana”, já que o programa FrontPage não faz parte dos programas que vêm com o Windows, pois se trata de um programa do pacote Microsoft Office. Portanto, esta alternativa se encontra errada e é a que deve ser marcada no gabarito, já que o enunciado da questão pede a INCORRETA (observar bem sempre isso!).

Carpe diem

Um comentário sobre “CEFETPI – Assistente Administrativo 2006 – Noções de Informática – Q. 16

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s