TRE-AP 2007 – Analista Judiciário – Cargo 1 – Q. 12

12. Para agilizar o procedimento de impressão de balancetes mensais dos partidos políticos, pode-se criar uma seqüência de comandos e instruções do Word, agrupadas em um único comando, para executar a tarefa automaticamente utilizando-se o recurso
A macro.
B estilo.
C mala direta.
D fórmula.
E índice.

Gabarito Oficial: letra A

Comentários:

As macros no Word constituem-se em uma séria de comandos e instruções agrupados em um único comando para realizar uma tarefa automaticamente. Utiliza-se, então, uma macro quando se repete muitas vezes uma mesma série de comandos, facilitando-se, ao final de sua criação, a execução destas tarefas. As macros são registradas na linguagem de programação do Visual Basic for Applications. Por medida de segurança, já que as macros podem conter vírus, o Microsoft Word XP/2003, ao abrir o arquivo, desabilita automaticamente as macros não assinadas, execuatando apenas as macros de fontes, avisando o usuário sobre o feito. Embora não recomendável, para alterar a segurança das macros, utiliza-se o menu Ferramentas – Macro – Segurança…:

MacroSeguranca

Estilo (disponível no Word XP/2003 no menu Formatar – opção Estilos e formatações…) são conjunto de formatações predefinidas no sistema ou personalizadas pelo usuário, evitando perda de tempo em formatação de novos textos que utilizarão a mesma aparência já utilizada anteriormente. Mala direta (no Word 2003, no menu Ferramentas – Cartas e correspondências – Mala direta…) é uma ferramenta do Word para enviar cartas padronizadas com algumas partes personalizadas a vários destinatários. Fórmulas são usadas quando se desejam realizar cálculos dentro de tabelas, embora com menos opções, o Word disponibiliza algumas. E Índice (Word XP/2003: menu Inserir – Referências – Índices…) são referências inseridas no documento para localização de textos, como por exemplo, configurando um sumário de um documento extenso.

Carpe diem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s