BB Escriturário 2007/001 – Q. 50-52

 BB-Calculo

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, com uma planilha em processo de edição. Nessa planilha, é representado o investimento que um cliente de determinado banco realizou na forma de um único depósito de R$ 40.000,00, a juros compostos de 1% ao mês. Com base nessas informações e com relação ao Excel 2002, julgue os itens que se seguem.

50 Para se calcular o valor que corresponderia ao quinto mês, fazendo que o resultado apareça na célula B6, é suficiente clicar a célula B6, digitar =B5*1,01 e, em seguida, teclar Enter.

Gabarito Oficial: C (correta)

Comentário:

Como se trata de juros compostos, ou seja, juros em cima de juros, ou, melhor ainda, juros em cima de novo montante com juros, para saber o próximo valor (período 5), basta aplicar a taxa de juros sobre o período imediatamente anterior (4), ou seja, usar a fórmula que envolva a célula que contém o valor 41.212,04 e o taxa de juros 1%. Se usarmos só a multiplicação do valor referido com o juros, saberemos apenas o acréscimo, ou seja, o juros em si, mas para saber o valor do novo montante, devemos pegar esse acréscimo e somar com o valor de juros encontrado. Melhor alternativa, matematicamente, é multiplicar o valor por 1 + taxa de juros, no caso, ficará 1,01 (1 + 1% = 1 + 0,01). Em fórmula, devemos utilizar sempre a referência da célula onde estão os valores. Assim, a fórmula na célula B6 (referente ao montante do período 5) será:

=B5*1,01

Onde:

  • B5 é a célula onde está o montante do período 4
  • 1,01 é o valor da taxa de juros mais o inteiro, índice que simplifica a fórmula

51 Para se aplicar negrito aos conteúdos das células A1 e B1, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações: posicionar o ponteiro do mouse no centro da célula A1; pressionar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse; mover o mouse de forma a posicionar o seu ponteiro no centro da célula B1, liberando, então, o botão esquerdo do mouse; clicar Negrito.

Gabarito Oficial: C (correto)

Comentário:

O preciosismo em utilizar o termo “centro” da célula foi utilizado para evitar qualquer interpretação que envolvesse o contorno, ou seja, as bordas da célula ou o canto conhecido como alça de preenchimento, pois assim, poderia envolver outra ação que não a seleção das células envolvidas, no caso, A1 e B1. O resto está certo, ou seja, após o arraste do mouse envolvendo as duas células e, assim, selecionando-as, clica-se no botão Negrito (ferramenta Negrito), formatando o conteúdo das células em negrito.

52 Para se centralizarem todos os conteúdos das células contidas na coluna A1, é suficiente clicar o cabeçalho da coluna A —  ColunaA — e, em seguida, clicar centralizar.

Gabarito Oficial: (questão anulada)

Comentário:

Provalvelmente o motivo da anulação da questão reside no fato de que seu enunciado citar uma coluna chamada A1, que, em verdade, não existe. As colunas no Excel vão de A até IV, passando por combinações como AA, AB, AC,… BA, BB, BC, …, CA, CB, CC, … IA, IB, IC, …, IV, totalizando 256 colunas. Não há indicação de colunas formadas por letras e números. Já uma célula, esta sim, é referenciada com letra e número. Portanto, o erro no enunciado foi falta para sua anulação. 

Carpe diem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s