BB Escriturário 2007/001 – Q. 53-57

 BB-IE6

A figura acima mostra uma janela do Internet Explorer 6, em que parte de uma página da Web está sendo exibida. Com relação a essa figura e a conceitos relacionados à informática e à Internet, julgue os próximos itens.

53 A seqüência de caracteres http://www.uol.com.br é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web.

Gabarito Oficial: C (correta)

Comentário:

Uma URL (acrônimo de Uniform Resource Locator – Localizador Uniforme de Recursos em português), é um endereço de recurso (um arquivo, uma impressora, um outro dispositivo, etc.), disponível em uma rede. Tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso

A rede, que poderá ser uma rede corporativa, Intranet e, mais evidenciado, a Internet, utilizará um protocolo, que poderá ser HTTP (HyperText Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto), FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivos), entre outros. O indicador máquina designa o servidor que disponibiliza o documento ou recurso designado. O caminho especifica o local (geralmente num sistema de arquivos) onde se encontra o recurso dentro do servidor/máquina.

No exemplo, http é a indicação do protocolo usado no serviço Word Wide Webhttp://www.uol.com.br é o servidor. A indicação do recurso ficou omitida, mas, com certeza, é um sistema de arquivo que acessará a página inicial do Web site da UOL. 

54 Com base na figura, é correto afirmar que, toda vez que se clicar o botão home, a página da Web http://www.uol.com.br será carregada.

Gabarito Oficial: E (errada)

Comentário:

O botão home levará a página inicial configurada na caixa de diálogo Opções da Internet, disponível pelo comando: menu Ferramentas – Opções da Internet. Não se pode garantir que o site indicado da questão seja a página inicial. Só verificando a opção página inicial na caixa de diálogo referida:

OpcoesdaInternet-homepage

55 O termo “Banda Larga”, que aparece em um dos links mostrados na página, refere-se, atualmente, a conexões com a Internet cuja taxa máxima de transferência de dados é de 1.000 bits por segundo.

Gabarito Oficial: E (errada)

Comentário:

O link “Banda Larga” no site da UOL leva a uma página onde os conteúdos são mais apropriados a quem tem acesso banda larga, ou seja, mais veloz, para poder ver vídeos e hipertextos que exigem maior velocidade de conexão, como também faz propaganda de seu serviço banda larga, caso o usuário ainda não possua.

A banda larga atualmente oferece taxas de transferência, tanto para download como para upload de arquivos bem superiores a banda estreita, que gira em torno de 56 kilobits por segundo (56.000 bits por segundo, ou seja, a taxa da banda estreita já é bem superior ao enunciado da questão). Encontraremos serviços de banda larga em 300 kibits por segundo (abreviado pra 300k), 600 kbits por segundo (600k), entre outras taxas, cada vez maiores.

56 Ao se substituírem os caracteres http://www.uol.com.br, em BB-endereco, pelos caracteres http://www.cespe.unb.br e se clicar BB-Ir, será exibida uma nova página da Web, caso os caracteres digitados correspondam ao endereço de uma página existente que esteja funcionando corretamente.

Gabarito Oficial: C (correta)

Comentário:

Questão fácil, pois a barra de endereços é um dos componentes mais utilizados da janela do Internet Explorer. Ao digitar o endereço do site desejado e teclar Enter ou clicar em BB-Ir, confirma que o usuário deseja acessar o endereço digitado e, em caso de página existente, será carregado o web site.

Com relação à segurança e à privacidade de usuários no processo de navegação na Internet, julgue o item seguinte.

57 Para que um computador esteja efetivamente protegido contra a ação de vírus de computador e contra ataques de hackers, é suficiente que haja, no computador, um programa antivírus que tenha sido atualizado há, no máximo, três meses, sendo desnecessário, atualmente, o uso de firewall no combate a ataques de hackers.

Gabarito Oficial: E (errada)

Comentário:

Se no mundo da Internet de hoje, até com firewall se pega os malwares, mesmo com muitos cuidados que se tem e, ainda, com os diversos tipos e métodos de ataques de vírus de computador e invasões de crackers (malfeitores assumidos), hackers (confundidos como verdadeiros malfeitores) e outros aprendizes (chamado de lamers), não se pode dizer hoje em segurança total. Até mesmo em sites que oferecem certa segurança, nem, como já se soube, os computadores de grandes organizações governamentais americanas estarão imunes a isso, imagine um computador com um programa antivírus superdesatualizado (três meses!) e sem firewall. Pra se ter uma idéia do quanto firewall, hoje, é indispensável, o Windows XP, no seu pacote de segurança chamado Service Pack 2, já traz o firewall da própria Microsoft, o que não garante total segurança de nada, mas já ajuda.

Carpe diem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s