Criando um índice analítico

Em muitos trabalhos universitários, como artigos, monografias, dissertações, teses, enfim, em documentos extensos, tem-se a necessidade de se manipular um sumário ou índice, na parte inicial do documento, para referenciar aos capítulos ou itens do texto, muitos exigidos pelos professores de metodologia.

O que normalmente se vê é uma tentativa de se contruir este índice de forma manual, ou seja, o usuário do Microsoft Word, após ter o documento digitado e formatado, acrescenta mais uma página, digitando a descrição de cada capítulo ou item, tabulando com a numeração da página, digitada também, após conferência onde realmente se encontra o referido título.

O problema é que, em futuras alterações, o usuário terá que refazer esta numeração, o que não é uma solução muito confortável.

O Microsoft Word, aqui estamos adotanto as versões XP e 2003, possui um recurso de referência, denominado índice analítico, que, auxiliado pela formatação de níveis de parágrafos, fará automaticamente a referência da numeração da página onde o texto nivelado se encontra.

Basicamente, os passos serão os seguintes:

 Passo 1º – Formatar o parágrafo do capítulo com um determinado nível:

1. Menu FormatarParágrafo…

2. Na caixa de diálogo Parágrafo, no item Nível do tópico, escolher Nível 1, ao invés de corpo de texto.

 FormatarParagrafo

3. Clicar no botão OK.

Nota: Para agilizar, copie o formato deste parágrafo com o comando copiar formato, selecionado o texto, com duplo-clique na ferramenta pincel (BB-pincel), disponível na barra de ferramentas padrão, ou usando a combinação de atalho CTRL+SHIFT+C. Copiado o formato pela ferramenta pincel, arraste sobre os parágrafos que se deseja ter a mesma formatação, no caso, o mesmo nível de parágrafo também. Para desabilitar a ferramenta pincel, clicar nela novamente. Pela tecla de atalho, a colagem do formato é através da combinação CTRL+SHIFT+V.

Os parágrafos que forem todos capítulos, por exemplo, devem estar no mesmo nível (nível 1). Os parágrafos itens de cada capítulo devem estar todos no nível 2. Os subitens de cada item, nível 3, e assim, sucessivamente. 

Passo 2º – Agora que todos os parágrafos títulos de capítulo ou itens já estão devidamente formatados, deve-se posicionar o cursor numa página em branco, de preferência, antes das páginas que começam a numeração (ver como fazer páginas com numeração diferente clicando aqui) e utilizar o recurso do Índice Analítico, disponível no comando: 

1. menu Inserir – Referências – Índices…

Inserir-Referencia-Indices

2. Na Caixa de diálogo Índice, escolher guia Índice Analítico, e, nela, escolher o Formato desejado (Do modelo, Clássico, Elegante, Sofisticado, Moderno, Formal e Simples), e indicar até que Nível de parágrafo será mostrado (padrão é 3):

IndiceAnalitico

3. Clicar no botão OK.

Notas:

1) É possível, também nesta mesma guia, no botão Modifcar… (ativado quando for o formato Do modelo) mudar o estilo dos índices, mudando o formato dos parágrafos itens do índice analítico, seus espaçamentos, recuos, alinhamentos, das fontes do texto, estilos, tamanhos, cores, etc.

Indices-Estilo

 –>

ModificarEstilo

2) Em mudanças futuras do texto, deve-se atualizar o índice com o comando disponível com o clique com o botão auxiliar do mouse sobre o índice e clicar na opção atualizar campo…:

Atualizar-Campo

atualizando apenas as páginas ou o índice inteiro:

Atualizar-Indice

Carpe diem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s