BB Escriturário 2007/002 (caderno Amarelo) – Q. 39-41

 BB2-Excel-Pasta2

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, em que é apresentada uma planilha que contém o saldo anterior de uma conta-corrente, seguido de depósitos e retirada realizados após a obtenção desse saldo anterior. Com relação a essa janela e ao Excel 2002, julgue os itens que se seguem.

39 É possível se aumentar a largura da coluna B por meio da seguinte seqüência de ações: posicionar o ponteiro do mouse sobre o ponto médio da linha que divide os cabeçalhos das colunas B e C — colunaB e colunaC —; pressionar e
manter pressionado o botão esquerdo do mouse; mover o mouse para a direita, aumentando a largura da coluna; liberar o botão esquerdo do mouse.

Gabarito Oficial: C (correta)

Comentário:

A questão descreve exatamente um dos procedimentos para aumentar a largura de uma coluna, utilizando o arraste do mouse entre as divisórias dos cabeçalhos da coluna que se deseja aumentar e a da coluna à esquerda.

 Coluna-aumentandoLargura

Outra alternativa para aumento da largura de coluna no Excel XP (2002)  é através do comando pelo menu Formatar – Coluna – Largura…, indicando o valor em caracteres na caixa que se apresenta:

Largura-coluna

40 Para se calcular o saldo atual, pondo o resultado na célula B6, é suficiente clicar essa célula, digitar a seqüência de caracteres (B2,B5)!B3 e, em seguida, teclar Enter.

Gabarito Oficial: E (errada)

Comentário:

A expressão utilizada na questão está incorreta. Entendendo que a planilha se trata de um controle do fluxo da conta-corrente de um cliente do banco, os depósitos serão valores que sempre acrescem ao saldo existente na conta, enquanto que as retiradas, ou seja, os saques são valores que diminuem do saldo. Portanto a fórmula que deve considerar esta situação deve ser digitada na célula B6 da seguinte forma:

= B2+B3-B4+B5

Onde:

  • B2 corresponde a célula onde contém o saldo anterior
  • B3 é o depósito, portanto acréscimo ao saldo anterior
  • B4 é retirada, portano diminuição no saldo anterior
  • B5 novo depósito, novo acréscimo ao saldo anterior

É imprescindível para criar qualquer fórmula utilizar o sinal de igual (=), positivo (+) ou negativo (-, para fórmula que começam com valores negativos ou opostos ao resultado normal da função), para que o Excel entenda que seja fórmula, o que, no final, guarda a fórmula sempre no início com sinal de igual (=). Mesmo que a expressão que seja usada na fórmula esteja correta, a ausência do sinal antes daquela acarreta no não entendimento pelo Excel como fórmula.

41 Para se centralizar os conteúdos das células de B2 até B5, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações: posicionar o ponteiro do mouse no centro da célula B2; pressionar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse; mover o mouse de forma a posicionar o seu ponteiro sobre o centro da célula B5; liberar o botão esquerdo do mouse; clicar centralizar.

Gabarito Oficial: (questão anulada)

Comentário:

A questão foi anulada por “permitir mais de uma resposta possível (certa ou errada), a depender da formatação das células de B2 a B5” (texto da justificativa de alteração de gabarito), pois, como exemplo, se estas células estivessem no formato Contábil, elas não ficam sujeitas a alinhamento centralizado ou qualquer outro que não seja o à esquerda, sem recuo. 

Carpe diem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s