BB Escriturário 2007/002 (caderno Amarelo) – Q. 45-46

Com relação a hardware de computadores do tipo PC, a periféricos e a equipamentos associados a esse tipo de computador, julgue os itens a seguir.

45 Uma configuração típica dos computadores pessoais atuais com melhor desempenho é a seguinte: Microprocessador Pentium 2 com clock de 1 kHz, disco rígido de 1 megabyte, memória RAM de 512 gigabytes, 1 porta USB, 1 porta serial, 1 teclado, 1 mouse USB e 1 leitor de CD-ROM.

Gabarito Oficial: E (errada)

Comentário:

O erros se encontram na especificação do clock do processador, que, hoje, está na ordem dos gigaHertz (GHz), milhões de vezes maior ao do que está no enunciado da questão; no disco rígido, hoje, em torno dos 40, 60, 80 gigabytes (GB), milhares de vezes maior do que a capacidade informada; e no exagero de capacidade de memória RAM, que está ainda na ordem dos megabytes a início de gigabytes (256 MB, 512 MB, 1 GB, 2 GB), por ser muito caro o custo de sua tecnologia.

Um computador, hoje, poderemos encontrar a seguinte especificação de configuração básica de hardware:

  • Processador desdes os AMD Sempron ou Intel Pentium 4 de clock entre 1,4 a 3 GHz, como os novos  AMD Athlon 64 Dual Core ou Intel Pentium Core 2 Duo, com clocks na faixa de 2 GHz, cada núcleo;
  • Memória RAM de 256 MB (o mínimo normal hoje já é 512 MB) a 4 GB;
  • Disco rígido de 80 a 250 GB, IDE (ainda se encontra) ou SATA (mais moderno e rápido);
  • Leitor óptico de DVD e gravador de CD ou leitor e gravador de DVD e CD;
  • Placa-mãe com Portas USB (2 a 8), placas on board de de rede, fax-modem e vídeo com memória integrada, portas VGA (para monitor), Serial, Paralelo (porta de impressoras antigas), entre outras;
  • Teclado (ps/2 ou USB);
  • Mouse (ps/2 ou USB);
  • Monitor de 15 a 17″;

OBS.: drive de disquete quase em desuso total. Notebooks já não trazem mais este dispositivo.

46 Os dispositivos de armazenamento de dados comumente denominados pen drives têm capacidade de armazenamento de dados, por unidade, superior aos disquetes de 3½”. Entretanto, mesmo os pen drives de maior capacidade têm, atualmente, capacidade de armazenamento bastante inferior à dos CD-ROMs mais utilizados.

Gabarito Oficial: E (errada)

Comentário:

Negativo. Os pen-drive, memória flash para porta USB, hoje, já estão na ordem dos gigabyte de capacidade, portanto, maiores que os CD (compact disc), que ficaram na casa dos 700 MB, superados já pelos DVD-5 (4,7 GB, padrão mais comum) e o DVD-9 (8,5 GB).

Carpe diem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s