BB Escriturário 2007/003 (caderno Bravo) – Q. 36

36 Considere que, após a realização de determinado procedimento, a mensagem ilustrada a seguir tenha sido visualizada.

 SystemTray-USB

Nessa situação, é correto afirmar que o referido procedimento pode ter sido conectar, no computador, dispositivo denominado pen drive.

Gabarito Oficial: C (correta)

Comentário:

Correto. Por se tratar do dispositivo USB mais usado nesta porta o pen drive.

simboloUSBEmbora a questão na frase em si não ter sido explorada no seu contexto, cabe-nos explicá-la. A mensagem ocorre quando um certo dispositivo USB é conectado no computador, podendo trabalhar no padrão USB 2.0 (High Speed USB) com velocidade de transmissão podendo chegar a 480 Mbps (equivalente a 60 MB/s) nesta interface, e, no entanto, ou por conta do hardware (a porta USB não tendo essa velocidade) ou por conta do sistema operacional Windows (que, por algum motivo, não reconhece essa velocidade para esta interface), não terá condições ideiais para trabalhar com a velocidade mais compatível, o que acaba por fazer aparecer a mensagem acima, pois o sistema percebe que o dispositivo conectado à esta porta pode funcionar em velocidade maior. E isso normalmente acontece quando se usa um pen drive, para transmissão de dados, já que é o dipositivo que usualmente é colocado e retirado nesta porta de comunicação.

Para se ter uma idéia da diferença de velocidade, a versão anterior, a USB 1.1 só podia chegar a taxas de transferência de 12 Mbps (aproximadamente 1,5 MB/s) ou 1,5 Mbps (aproximadamente 192 KB/s), dependendo do periférico, ou seja, a versão USB 2.0 é 40 vezes mais veloz que a USB 1.1.

Carpe diem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s