CEFET-AL – Assistente em Administração 2007 – Prova tipo 4 – Q. 20

A figura abaixo serve como base para responder a questão 20.

CEFET-AL-Excel

20. Na Planilha GRAT_DEZ, foi exposta uma tabela simples de Gratificações de uma determinada empresa. Para se calcular, na coluna E, o Percentual de gratificação de cada vendedor sobre as vendas, foi utilizada a função PROCV na célula E4 e logo após foi usada a alça de preenchimento para adicionar as funções nas células de E5 a E9. Tomando como base a célula E4, podemos concluir que a função corretamente usada foi a
A) =PROCV(C3;$B$13:$C$17;3).
B) =PROCV(C4;A13:C17;3).
C) =PROCV(C4;$A$13:$C$17;3).
D) =PROCV(B4,$A$13:$C$17,2).
E) =PROCV(C4;$A$13:$C$17;2).

Gabarito Oficial: letra C

Comentário:

A função PROCV é uma função que traz para a célula um valor, este resultado de uma busca preliminar na primeira coluna de uma matriz ou intervalo de células de um valor aproximado ou exato de um definido para busca, retornando posteriormente o de uma coluna correspondente a mesma linha do encontrado.

A função PROCV tem a seguinte sintaxe:

PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; procurar_intervalo)

Valor_procurado  é o valor a ser localizado na primeira coluna da matriz. Pode ser um valor, uma referência ou uma seqüência de caracteres de texto.

Matriz_tabela é a tabela de informações em que os dados são procurados. Pode-se usar uma referência para um intervalo ou nome de intervalo, tal como Banco de dados ou Lista.

  • Se procurar_intervalo for VERDADEIRO, os valores na primeira coluna de matriz_tabela deverão ser colocados em ordem ascendente: …, -2, -1, 0, 1, 2, … , A-Z, FALSO, VERDADEIRO; caso contrário, PROCV pode não retornar o valor correto. Se procurar_intervalo for FALSO, matriz_tabela não precisará ser ordenada.
  • Pode-se colocar os valores em ordem ascendente escolhendo o comando Classificar no menu Dados e selecionando Crescente.
  • Os valores na primeira coluna de matriz_tabela podem ser texto, números ou valores lógicos.
  • Textos em maiúsculas e minúsculas são equivalentes.

Núm_índice_coluna  é o número da coluna em matriz_tabela a partir do qual o valor correspondente deve ser retornado. Um núm_índice_coluna de 1 retornará o valor na primeira coluna em matriz_tabela; um núm_índice_coluna de 2 retornará o valor na segunda coluna em matriz_tabela, e assim por diante. Se núm_índice_coluna for menor do que 1, PROCV retornará o valor de erro #VALOR!; se núm_índice_coluna for maior do que o número de colunas em matriz_tabela, PROCV retornará o valor de erro #REF!.

Procurar_intervalo  é um valor lógico que especifica se você quer que PROCV encontre a correspondência exata ou uma correspondência aproximada. Se VERDADEIRO ou omitida, uma correspondência aproximada é retornada; em outras palavras, se uma correspondência exata não for encontrada, o valor maior mais próximo que é menor que o valor_procurado é retornado. Se FALSO, PROCV encontrará uma correspondência exata. Se nenhuma correspondência for encontrada, o valor de erro #N/D é retornado.

No Caso em tela, o valor_procurado será o contido na célula C4, já que se trata do valor de vendas (do primeiro vendedor), sob o qual será incidido o percentual a ser buscado na matriz_tabela $A$13:$C$17, (com referência absoluta, já que será esta fórmula será copiada) que contém na primeira coluna a faixa de vendas para busca aproximada, retornando o valor correspondente do registro contido no num_índice_coluna 3. Como a busca será aproximada, o parâmetro Procurar_intervalo será VERDADEIRO ou não precisa ser indicado, como foi o caso das alternativas.

Assim, a fórmula na célula E4 fica sendo seguinte:

=PROCV(C4;$A$13:$C$17;3)

Onde:

C4 = venda do primeiro vendedor

$A$13:$C$17 = matriz/intervalo de busca da faixa de vendas e percentuais

3 = índice da coluna onde se retornam os percentuais.

Carpe diem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s